“Tudo começou quando, há 60 anos, o meu pai saiu de Miranda do Douro (em Trás-os-Montes) e a minha mãe saiu de Satão (em Viseu) e foram cada qual com a sua família para uma terra chamada Brasil.
Lá em São Paulo o destino os uniu. Casaram, tiveram seus dois filhos – eu e o meu irmão – e nunca mais voltaram a Portugal.
Nasci e vivi em São Paulo, onde me formei em Comunicação Social, Publicidde e Propaganda. Depois de muitas voltas que a vida me obrigou a dar, resolvi vir conhecer a terra dos meus pais, as suas origens e ficar por aqui um tempo. A ideia era morar em Barcelona e voltar para o Brasil depois de uns 3 anos.
Só que o destino me trouxe ao Porto, uma cidade que me encantou. Assim como um fotógrafo portuense. Casei. Com o fotógrafo e com a cidade.
Barcelona ficou apenas para as visitas que lá faço uma vez ou outra. Porque o meu lugar é o Porto.
E, por isso, há quase 3 anos, comecei a escrever o blog O Porto Encanta, para mostrar às pessoas a minha paixão por esta cidade.
A ideia era mostrar a cidade para os brasileiros, com o objetivo deles incluirem o Porto nos seus roteiros de viagens para a Europa. Mas, para minha surpresa, os próprios portuenses adoram o blog e os portugueses que vivem em outras cidades ou países também.
Lá se vão quase 10 anos de Portugal e de Porto. Hoje sinto-me portuense e paulistana 50-50%.
A vida em Portugal me seduziu por completo: aqui aprendi a apreciar cada vez mais a cultura, a gastronomia e os vinhos. Aprendi a respeitar as diferenças e a valorizar as coisas simples da vida.
Por incrível que pareça, descobri o valor de cada estação do ano e o que cada uma dela pode nos oferecer. Descubro, dia após dia, que a felicidade não é um estado geográfico, mas sim, um estado da alma.
Uma coisa nunca me abandona: a saudades da minha família e dos meus amigos do Brasil.”
Rita Branco
O Porto Encanta
Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!
Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: O Porto encanta? A Rita garante que sim!