Quantcast
Channel: Você – Cultuga
Viewing all articles
Browse latest Browse all 37

[Série Luso-Brasileiros] Conheça a história do Carlos Sarmento

$
0
0

Entramos na terceira semana, sempre as terças, com depoimentos de luso-brasileiros que guardam histórias de sua família portuguesa. Hoje, mostro aqui o que o Carlos Sarmento me contou.

O Carlos vive, atualmente, em Belém (Pará) e se recorda com carinho de seus avós maternos portugueses – ele de Braga, ela de Leiria.

“Tenho uma imensa vontade de conhecer essas cidades, e quem sabe, encontrar parentes.”

A foto que abre esse post é do avô Antonio Gonçalves (filho de Francisco Gonçalves e Maria da Luz Ribeiro), que chegou ao Brasil pelo porto de Belém do Pará, na embarcação Rio Negro, em 6 de dezembro de 1912.

O envolvimento com suas origens portuguesas aconteceu durante a adolescência:

“Descobri nas conversas que tinha com meu avô durante a minha adolescência, e também na sua Carteira de Identidade de Estrangeiro que herdei – há cerca de 20 anos – de sua filha Maria da Luz Gonçalves Sarmento, minha mãe.”

carlos-sarmento-depoimento-lusobrasileiros

Arquivo Carlos Sarmento

Carlos ainda não conhece Portugal, mas reúne informações para fazer um retrato de Braga:

“Pelas descrições do meu avô, imagino como um lugar ao norte, de clima frio e tranquilo. Ele tinha uma maneira devotada de se referir a Braga: um local sossegado, gostoso e saudável pra se viver.

Atualmente, pela Internet, sei que tem mais de 2 mil anos de história, foi fundada pelos romanos, e cheia de cultura e tradição.

A vontade de visitar o país e suas raízes é grande…

“Sim, tenho uma enorme curiosidade, por vários motivos: sou filho único, de família bem pequena. Não tenho pais nem parentes vivos, a não ser as minhas duas filhas e meu neto. Porém, creio que tenho parentes por lá, e fico imaginando como serão, como vivem, se tenho alguma semelhança com alguns deles.

Nas conversas com meu avô, ele sempre se referia a sua terra natal com um brilho especial em seus olhos e, em várias ocasiões, se emocionava até as lágrimas pelas lembranças de lá. Isso gerou em mim um encantamento por essa terra, uma sensação de ser um local tranquilo e gostoso de se viver.”

Aproveito para agradecer, mais uma vez, ao Carlos pelo carinho e por ter dividido essas memórias tão preciosas e particulares aqui no Cultuga :)

Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: [Série Luso-Brasileiros] Conheça a história do Carlos Sarmento


Viewing all articles
Browse latest Browse all 37