Minha vida portuguesa
Sem nunca imaginar viver em Portugal, resolvi conhecer o país e me mudar para Lisboa em 2009. Meu objetivo era realizar a pós-graduação em Turismo e voltar para São Paulo, minha cidade natal. Fiz a pós, mas acabei me encantando por Portugal e por um português, que não me deixa retornar.
Portugal é uma Graça
A paulistana aqui, que de Portugal só conhecia as castanhas, as azeitonas e o Roberto Leal, ficou apaixonada pela cidade assim que colocou seus pés nela. O ar puro, a arquitetura, os vinhos e a culinária fizeram eu ter a certeza que era aqui que queria viver. Meus primeiros dias foram num hostel de um dono sueco no miradouro da Graça e foi aquela vista da cidade que me conquistou.
Com um guia de bolso e um mapa, fui me perdendo pelas ruas e pelos sabores da cidade, sem medo nem preconceitos. Depois de Lisboa, parti à descoberta do país que, embora pequeno, encerra em si uma enorme diversidade paisagística. O que me fascinou foi o fato de em uma hora de viagem podermos saltar de uma das muitas belas praias até ao verde das montanhas, descer o rio Douro de barco, visitar um castelo medieval ou simplesmente passear no parque EXPO com a sua arquitetura de vanguarda.
Hoje em dia
Nesses últimos três anos, presenciei um período difícil na economia do país e de toda a Europa, onde muitas pessoas tiveram e ainda estão a aprender a viver de forma mais comedida. Cheguei a retornar à São Paulo, frente a tantas dificuldades e a falta de oportunidades, mas meu coração falou mais alto e resolvi enfrentar de peito aberto e de mãos dadas com meu marido essa enorme crise europeia.
Como boa brasileira, não desisto jamais, e no meio de tantos obstáculos, encontrei meu caminho. Hoje em dia, dirijo a Mileva Lisboa, minha empresa de serviço de transfer privativo para turistas brasileiros, sou empreendedora social através de serviço de acompanhamento de idosos, sou voluntária e fundadora da Associação Plantar Uma Árvore e continuo firme e forte com o meu blogue Na Terra dos Bules que Babam.
Sou muito feliz em Lisboa, onde encontrei o amor, qualidade de vida, saúde e paz de espírito. Recomendo a todos que venham visitar Portugal e sentir os sabores dessa terra magnífica e encantadora.
Um abraço a todos de Lisboa,
Debora Midori
dmidori@gmail.com
Na Terra dos Bules que Babam
Você também tem uma história especial com Portugal e gostaria de vê-la publicada aqui no Cultuga? Escreva para nós!
Esse é um artigo original do Cultuga. Leia o post completo em: Olhinhos puxados e coração luso